Com o objetivo de ouvir os advogados, mapear as principais dificuldades e fiscalizar as condições do exercício profissional da advocacia, a Caravana Nacional das Prerrogativas esteve nesta segunda-feira (06) na subseção de Pelotas.
No início da manhã, a comitiva foi recepcionada pela presidente da subseção, Paula Grill, que destacou a importância da Caravana para os advogados. Também estavam presentes o secretário-geral da OAB Pelotas, Victor Gastaud e a secretária-geral adjunta, Luciana Blank de Oliveira, membros da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP), da OAB/RS. No encontro foram apuradas denúncias de advogados que relataram a falta de urbanidade em algumas situações na justiça do trabalho, assim como a indevida interferência na contratação de honorários advocatícios.
A comitiva das Prerrogativas visitou a sala da OAB no Foro da Justiça do Trabalho e também o Foro de Pelotas, onde foi recebida pelo Juiz da 5ª Vara Cível, Felipe Marques Dias Fagundes.
O secretário-geral da OAB/RS, Rafael Braude Canterji, representou o presidente da seccional gaúcha, Ricardo Breier, Na oportunidade, o secretário-geral da seccional gaúcha, agradeceu a presença da Caravana Nacional das Prerrogativas e salientou “que é motivo de orgulho e prestígio ter a comitiva no RS e que esse ato simboliza, sem dúvida, uma fonte de transformação da realidade da advocacia. Queremos nos unir ainda mais em defesa das prerrogativas, pois pertencem a própria cidadania por meio do exercício da advocacia”, falou.
A OAB/RS é a décima oitava seccional a receber a Caravana Nacional das Prerrogativas, que cruza o país coibindo práticas abusivas de magistrados, procuradores, autoridades policiais e outros agentes públicos que interferem no trabalho da advocacia.
O presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Jarbas Vasconcelos do Carmo, falou para a advocacia gaúcha sobre o objetivo da Caravana: “A Caravana é um projeto iniciado na seccional do RS e que foi implementado em todo o país, e o nosso foco é buscar aproximação do diálogo do poder público, inclusive na justiça do trabalho. Temos mais situações que devem nos unir do que nos separar. O respeito e a urbanidade e o tratamento entre advogados e juízes é fundamental. Espero que possamos nos unir mais e ser mais tolerantes, a partir dessa segunda-feira”, destacou.
O dirigente ainda salientou que a “Caravana não só resolve os problemas à vista, mas como também comemorar as soluções que são encontradas como bons exemplos e práticas na advocacia”. E reiterou: “Nós cruzamos 18 estados e procuramos ir mais ao interior, pois queremos colher as experiências boas e não tão boas. Mas diante disso buscamos mostrar à advocacia que é preciso de união, sobretudo que não há ideologia, partido, opinião que possa nos dividir diante da luta que devemos travar a partir das trincheiras que é a OAB.
O procurador Nacional de Defesa das Prerrogativas do CFOAB, Roberto Charles de Menezes Dias, falou que é de suma importância que a advocacia se una em respeito um aos outros: “Um juiz que desrespeita um advogado, desrespeita toda a advocacia. É preciso que o colega advogado também perceba isso, e que nós advogados desenvolvamos um espírito de corpo, de união e coleguismo. O advogado precisa perder o receio e o medo de retaliação”.
O presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas dos Advogados da OAB/RS, Eduardo Kucker Zaffari, ressaltou que “a Comissão sempre busca uma convergência de entendimentos e que está sempre vigilante para que as prerrogativas sejam respeitas e que todos possam trabalhar em paz,”, disse.
Estavam presentes na Caravana: vice presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Cássio Lisandro Telles; integrante da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, André Stumpf Jacob Gonçalves; integrante da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Juliana Marques Modesto Leahy, a conselheira seccional e membro da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas dos Advogados da OAB/RS, Nara Terezinha Piccinini da Silva e os conselheiros seccionais da OAB/RS, Domingos Martin e Luiz Felipe Malmann.
Faça seu cadastro e mantenha-se informado com as novidades da OAB Pelotas.
ouvidoria@oabpelotas.org.br
pelotas@oabrs.org.br