Nesta terça-feira (25), durante o evento Direito às Seis e Meia, a OAB Pelotas recebeu o pesquisador do Grupo de Estudos em Segurança Pública (GESP) e do Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais-Penitenciários (GITEP) da Universidade Católica de Pelotas, Samuel Malafaia Rivero, para debater sobre o tema Violência, Segurança Pública e Questão Prisional: novas complexidades e os desafios para a advocacia. Samuel é advogado, mestre em Ciências Criminais (PUCRS) e doutorando em Política Social e Direitos Humanos (UCPel).
O evento, organizado pela Comissão de Eventos Culturais da Subseção, abordou o novo contexto da segurança pública na cidade de Pelotas, cujo cenário e complexidades têm exigido um novo perfil de conhecimentos e habilidades dos profissionais que atuam na advocacia criminal.
Durante sua fala, Rivero trouxe dados concretos da situação atual da região, como as estatísticas dos números de homicídios, a situação do Presidio Regional de Pelotas, os coletivos criminais existentes na cidade e suas dinâmicas dentro do sistema prisional e os desafios e impactos da violência no dia a dia dos advogados.
Para Samuel, é necessário entender os problemas da segurança pública para só então construir mecanismos para solucioná-los. Para o palestrante, é imprescindível a participação da população na construção das prioridades e demandas das políticas de segurança, integrando sociedade, poder público e órgãos de segurança.
Em maio deste ano, o GITEP produziu um Mapa da Violência da Zona Sul do Rio Grande do Sul, que pode ser acessado em: Mapa da Violência.
Faça seu cadastro e mantenha-se informado com as novidades da OAB Pelotas.
ouvidoria@oabpelotas.org.br
pelotas@oabrs.org.br