A Tributação na Advocacia foi o tema do Happy Hour Jurídico da última terça-feira (5), no Sherlock Experience.
Organizado pela CEJA Pelotas – Comissão Especial do Jovem Advogado, o evento recebeu o advogado Guilherme Moncks, pós-graduado em Direito Tributário, com MBA em Gestão Tributária e professor da pós-graduação em Direito Tributário Empresarial da UCPel.
Moncks falou sobre a organização da gestão do sistema tributário e da importância de se ter um controle de caixa, uma projeção de honorários e despesas estruturada e uma separação das contas pessoais e profissionais. Segundo o palestrante, é muito comum o pensamento de que por ter um escritório de pequeno porte não é necessário pensar e programar, o que acaba nos impedindo de pagar menos tributos.
Moncks contextualizou as atividades dos profissionais autônomos, da sociedade de advogados e da sociedade unipessoal de advogados, solução para o advogado que deseja ingressar no Simples Nacional, mas não quer formar sociedade com outro profissional; e as diferentes formas de enquadramento nos regimes de tributação, onde o advogado pode optar por lucro real, lucro presumido ou pelo Simples Nacional, sistema de tributação com vantagens econômicas e burocráticas.
No decorrer da palestra, Guilherme ainda lembrou que o cadastro da sociedade de advogados precisa ser realizado junto à OAB e ressaltou a importância de estar sempre atento ao planejamento tributário da empresa, pois em caso de autuação fiscal, as multas são muito altas. “Não planejar pode significar o mesmo que planejar o fracasso”, finalizou.
Faça seu cadastro e mantenha-se informado com as novidades da OAB Pelotas.
ouvidoria@oabpelotas.org.br
pelotas@oabrs.org.br