REGULAMENTO TORNEIO DE VÔLEI MISTO DE TRIO
PROJETO VERÃO DA OAB SUBSEÇÃO PELOTAS e CAA/RS 2018
O Torneio de Vôlei Misto de Trio promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil, Comissão de Esportes da Subseção Pelotas em conjunto com a Caixa de Assistência aos Advogados do RS, realizar-se-á no dia 18 de fevereiro de 2018 na Praia do Laranjal.
Inscreveram-se seis equipes para participar do Torneio, cujas inscrições foram todas homologadas pela Organização.
O torneio seguirá às oficiais de voleibol de praia expedidas pela Confederação Brasileira de Voleibol, salvo determinações específicas descritas neste regulamento.
Para iniciar uma partida, cada equipe deverá dispor de no mínimo três jogadores. Sendo obrigatória a presença de pelo menos um Advogado em quadra por equipe no decorrer da integralidade de todas as partidas.
As equipes que forem pegas com atletas irregulares na competição serão eliminadas do torneio.
Não será exigida a utilização de uniforme pelas equipes.
Os Árbitros têm plena autoridade em quadra, livres para tomar decisões, não cabendo recurso contra suas resoluções. O jogador que praticar qualquer atitude que afronte o bom andamento do campeonato, que aja com violência, agressão física ou qualquer outra conduta antidesportiva, desrespeitando a arbitragem ou os demais colegas, estará automaticamente banido do Torneio, de acordo com a conclusão da organização.
A partida que tiver sido vencida por WO não altera os resultados de outras partidas. E a equipe que sofrer WO está automaticamente excluída do torneio.
As equipes serão divididas em duas chaves. Dentro de cada grupo, as equipes disputarão entre si. As duas melhores classificadas de cada chave conquistam a classificação para a fase semi-final. Os vencedores disputarão o título.
Em caso de empate entre as equipes na primeira fase, a classificação será definida conforme os seguintes critérios: confronto direto; pontos average; maior número de pontos a favor; menor número de penalidades disciplinares; sorteio.
Os jogos classificatórios, chaves e semi-finais, serão realizados em um set de 21 pontos, respeitada a diferença mínima de 2 pontos para declarar o vencedor.
O jogo final será na disputa de melhor de 3 sets, de 15 pontos cada, respeitada a diferença mínima de 2 pontos para declarar o vencedor.
Se uma equipe recusar-se a jogar, após ser intimada, ou apresentar-se de forma incompleta será declarada ausente e perde a partida por WO, sendo considerado o resultado de 0 x 21 ou 0 x 15, conforme o caso.
REGRAS ESPECIAIS DE JOGO:
• Uma equipe é composta por até quatro jogadores, já regularmente inscritos, sendo três titulares e um reserva.
• Somente será permitida uma substituição de jogador por set disputado, mediante pedido do capitão da equipe à arbitragem. Sempre sendo observada a exigência da permanência de um advogado e de atletas de ambos os naipes em quadra.
• Um dos jogadores é o Capitão da equipe e deve ser indicado à arbitragem antes do início da partida. O capitão é quem representa a sua equipe perante a arbitragem, sendo o único autorizado a falar com ela, podendo: representar sua equipe no sorteio; solicitar explicação sobre aplicação ou interpretação de regras; pedir autorização para verificar ordem do rodízio de sacadores; solicitar realinhamento da linha que delimita a quadra; pedir tempos de descanso; pedir substituição.
• Cada equipe tem direito a um máximo de três toques para devolver a bola sobre a rede. Observando-se que o toque no bloqueio não será contabilizado, ou seja, mesmo que a bola encoste no bloqueio a equipe ainda poderá dar três toques na bola.
• Um jogador não pode tocar a bola duas vezes consecutivamente. Exceto se uma delas for de bloqueio.
• Dentro da área de jogo, um jogador não está autorizado a ter o apoio de qualquer estrutura/objeto para bater na bola.
• Ao desenvolver o toque, bola não deve ser agarrada nem/ou arremessada, mas rebatida. Pode ser devolvida em qualquer direção dentro do seu lado quadra. Excetua-se o caso de ação defensiva de uma bola dirigida com violência, em que o contato com a bola pode prolongar-se momentaneamente usando as mãos para cima e os dedos.
• No primeiro toque da equipe, a bola pode tocar várias partes do corpo consecutivamente, inclusive nas pontas dos dedos, desde que os contatos ocorram durante uma ação.
• É considerado ataque o golpe em que a bola cruza complemente o plano vertical da rede ou é tocada por um adversário. Ao atacar a bola para o lado oposto, não será permitido tocar a bola com os dedos de mão aberta ou usando a ponta dos dedos – somente sendo admitido devolver a bola usando “toque”, com ambas as mãos, quando ele mantém a exata trajetória perpendicular em relação à linha de ombros.
• Um jogador pode entrar no espaço adversário, quadra e/ou zona livre, desde que isto não interfira no jogo do adversário. Nesse sentido, é vedado aos jogadores realizar ações que impeçam uma tentativa legítima de um adversário golpear a bola.
• Ao bloquear o jogador pode colocar suas mãos e braços além da rede, desde que sua ação não interfira no jogo do adversário. Assim, não é permitido tocar a bola além da rede até o adversário ter executado um golpe de ataque.
• Será permitido um pedido de tempo de descanso por set disputado, a ser realizado pelo capitão da equipe à arbitragem.
• Se há qualquer interferência externa durante o jogo, a jogada deve ser interrompida e o rally repetido.
• As equipes trocam de lado de quadra após uma delas atingir 10 pontos (nos sets de 21 pontos) ou 8 pontos (nos sets de 15 pontos).
As questões omissas desse regulamento serão decididas pela arbitragem.
TABELA DE JOGOS
CHAVE 1 CHAVE 2
A D
B E
C F
1 9h A x B QUADRA 1
2 9h D x E QUADRA 2
3 A x C QUADRA 1
4 D x F QUADRA 2
5 B x C QUADRA 1
6 E x F QUADRA 2
7 1º Chave 1 x 2º Chave 2 QUADRA 1
8 1º Chave 2 x 2º Chave 1 QUADRA 2
9 Vencedor do jogo 7 x Vencedor do jogo 8 QUADRA 1
Faça seu cadastro e mantenha-se informado com as novidades da OAB Pelotas.
ouvidoria@oabpelotas.org.br
pelotas@oabrs.org.br