OAB Subseção Pelotas

Nota de repúdio ao massacre ocorrido em Orlando contra a população LGBTI

publicado segunda-feira, 13 de junho de 2016 em Notícias

O ódio disseminado contra as pessoas LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexos) nos afeta, seja no Brasil, em Orlando ou em qualquer lugar do mundo. Nosso país é um dos países mais homofóbicos e transfóbicos do mundo, de acordo com o relatório do Conselho de Direitos Humanos da ONU (2011).

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos publicou um relatório (2015) e pontuou que o Brasil é o país mais homofóbico e transfóbico dos 35 países das Américas. De acordo com o GGB (Grupo Gay da Bahia) em âmbito nacional foram registradas aproximadamente 321 mortes por ano nos últimos 3 anos. Ou seja, a cada 28h uma pessoa LGBTI é morta no Brasil em virtude de sua orientação sexual ou identidade de gênero. Discursos de ódio contra os LGBTI e a falta de políticas públicas fazem com que os Estados chancelem a violência homofóbica e transfóbica.

Apesar de alguns grupos extremistas apontarem o atirador de Orlando como um de seus seguidores, não se trata somente de terrorismo; o crime foi através do terrorismo, mas pela via da homofobia e transfobia. A violência de hoje ocorrida em Orlando afeta todos nós – inclusive aos heterossexuais, também vítimas de homofobia de acordo com o disque 100 do Governo Federal.

NÓS ABAIXO ASSINADOS REPUDIAMOS de forma veemente qualquer agressão física, psicológica ou virtual contra as pessoas LGBTI e seus defensores. Hoje estamos de luto, mas nossa força permanece e temos a certeza de que nosso trabalho em prol de um país livre de discriminação, solidário e com respeito ao próximo, não é e não será em vão.

Acesse aqui a nota de repúdio, assinada em conjunto pela CDS OAB-RS e pelo CFOAB.

NOTA REPUDIO ORLANDO (1)

OAB - Subseção Pelotas

Rua Osvaldo Aranha, 71 - Pelotas-RS

CEP 96075-170

Ouvidoria

ouvidoria@oabpelotas.org.br

Secretaria

pelotas@oabrs.org.br

(53) 3222-3218
Desenvolvido por Jeferson Sigales