Através de proposição do vereador Eduardo Leite (PSDB), a Subseção Pelotas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) recebeu homenagem da Câmara Municipal pelos seus 80 anos na última terça-feira (28). Presidida pelo vereador Beto da Z3 (PT) e secretariada pelo vereador Milton Martins (PT), ainda estavam presentes Ivan Duarte (PT), Diaroni Santos (PT) e Pedro Godinho (PSD).
Fizeram parte da mesa o presidente da Subseção, Marco Aurélio Romeu Fernandes, o mais antigo ex-presidente da Subseção presente no ato, José Luíz Röhnelt e o promotor Paulo Charqueiro, representando o Ministério Público Estadual.
Em nome de Eduardo Leite, que precisou realizar uma viagem à Brasília na data, Beto da Z3 falou da importância do papel do advogado na sociedade, sendo cada vez mais necessário o debate sobre direitos dos cidadãos. Por isso, nós, legisladores, em nossa tarefa de formular leis adequadas às novas realidades sociais, encontramos no advogado uma espécie de aliado, no tanto que é ele, em suas tarefas, um propulsor da renovação do Direito, buscando oferecer novos matizes à lei, mais apropriados aos novos tempos, disse.
Já Marco Aurélio, em seu discurso, fez um resgate histórico sobre a Ordem no Brasil e no Rio Grande do Sul, destacando sua evolução e relevância. Ele ainda lembrou que hoje a Subseção atende também as cidades de Arroio Grande, Herval e Pedro Osório, congregando mais de 2,2 mil advogados, sendo a maior do estado. Ressaltou ainda a presença em diversos Conselhos, atuando em questões importantes para a sociedade.
“A OAB deve ser vista (e felizmente é vista e assim atua) como uma entidade envolvida e comprometida com as questões de interesse da sociedade, preocupada e provocadora de ações concretas para atender tais expectativas”, destacou o presidente. Disse ainda, que “deve, cada advogado, zelar pela advocacia, e a veremos cada vez mais valorizada. Deve, cada advogado, sempre estar junto à OAB mantendo-a sempre forte, fortalecendo o advogado e o exercício da advocacia, também reafirmando sua dimensão social, que não pode ser olvidada jamais, pois foi, tem sido e deverá sempre ser, também, um instrumento de liberdade”.
Ao fim da solenidade, a vice-presidente Isabel Rapetto foi homenageada pelos integrantes do Projeto Jovem Atleta, pelo trabalho desenvolvido na comunidade do bairro Getúlio Vargas.
Veja mais imagens na Galeria de Fotos.
Faça seu cadastro e mantenha-se informado com as novidades da OAB Pelotas.
ouvidoria@oabpelotas.org.br
pelotas@oabrs.org.br