O prédio histórico da Bibliotheca Pública Pelotense recebeu grande público de advogados e convidados para a cerimônia de posse da nova diretoria da OAB Pelotas na noite de quarta-feira (16). Paula Grill, a primeira mulher à frente da Subseção, recebeu o cargo das mãos do antecessor, Luis Antônio Carvalho, e do presidente da OAB/RS, Ricardo Breier.
A presidente fez questão de valorizar em seu discurso o trabalho do antecessor e do engajamento da sua equipe ao novo projeto. Além da presidente, compõem a diretoria empossada: Diogo Mascarenhas, vice-presidente; Victor Gastaud, secretário-geral; Patrícia Guimarães, secretária-geral adjunta; e Luiz Eduardo Longaray, tesoureiro, bem como 24 conselheiros da Subseção.
O ex-presidente da Subseção Pelotas da OAB Luis Antônio Carvalho destacou os pontos que credenciaram Paula Grill a sucedê-lo. “O convite para que Paula Grill fosse nossa sucessora não guardou relação alguma com o fato da Ordem estar mobilizada no sentido de incluir o maior número de mulheres em seu quadro diretivo. Mas, sim, por méritos em virtude dos longos serviços prestados nas mais diversas diretorias que nos antecederam”, destacou.
A nova presidente agradeceu nominalmente a todos os membros da nova diretoria e, também, aos conselheiros. Destacou o trabalho feito em nível Nacional e Estadual pela OAB, bem como sublinhou as principais lutas da Subseção Pelotas: a defesa da ordem jurídica, os direitos humanos e a justiça social. “Diuturnamente neste país a advocacia é atacada. O Estado procura através de todos os meios abrir espaço para que a busca da Justiça cada vez passe menos pelos advogados. Democracia forte tem que ter advocacia forte, para que o cidadão tenha efetivamente seus direitos defendidos.”, enfatizou Paula Grill.
O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, discursou sobre a importância do engajamento de todos advogados na luta pelos direitos dos cidadãos. “Nosso trabalho que vem sendo feito na defesa dos direitos fundamentais muitas vezes está sendo confundido com um trabalho para gerar impunidade. Nós não somos responsáveis pela impunidade nesse país. Simplesmente fazemos nosso trabalho de buscar a verdade e defender princípios importantes da constituição, como o da presunção de inocência e o individual”, falou.
A diretoria começou os trabalhos em 1º de janeiro e comanda a OAB Pelotas nos próximos três anos.
Faça seu cadastro e mantenha-se informado com as novidades da OAB Pelotas.
ouvidoria@oabpelotas.org.br
pelotas@oabrs.org.br