OAB Subseção Pelotas

Concluído com sucesso Seminário de Qualidade e Inovação na Advocacia

publicado terça-feira, 4 de março de 2014 em Notícias

Concluído com sucesso na noite de quinta-feira (04/11), o seminário Qualidade e Inovação na Advocacia, realizado pela diretoria da Subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil em parceria com as comissões do Advogado Iniciante e de Eventos Culturais. Durante as duas noites, temas de extrema importância para o meio jurídico foram debatidos por experientes profissionaos do Direito e da área administrativa. “Foi um evento privilegiado de reflexão sobre temas relevantes para o exercício da advocacia em um momento no qual nossa atividade profissional passa por mudanças profundas”, diz o presidente da OAB, Marco Aurélio Romeu Fernandes.

Segundo ele, a área jurídica vive um momento de transição. “O processo eletrônico impactará sobremaneira nossa forma de atuar. Novos recursos, novas habilidades e novo jeito de transitar serão necessários para, com qualidade, transitarmos por este ambiente. De outro lado, a visão estratégica do negócio da advocacia também se altera”, complementa. Fernandes cita ainda que, sem esquecer os princípios éticos que nos deixou D. Ivo, se faz necessário vermos a atividade da advocacia como um negócio que deve ser adequadamente gerenciado e conduzido para que dê plenos resultados. A proposta da OAB/Pelotas foi criar um espaço de inquietação e conhecimento, trazendo a Pelotas profissionais que estão envolvidos com estes temas, atuando na área de consultores e intimamente ligados à estas mudanças, frisou.

Na primeira noite do evento, os participantes tiveram a oportunidade de assistir à palestra sobre Gestão da Qualidade – o caminho para a excelência na prestação de serviços jurídicos, com a administradira Taís Heep Sena, formada pela FAE Business School e Consultora em Produção Jurídica, Qualidade, Organizações e Métodos na Advocacia da Selem, Bertozzi e Consultores Associados. Ela destacou a importância de as bancas e escritórios terem profissionais qualificados e não permitir que a rotina e o estresse influenciem na qualidade do serviço prestado a fim de evitar que o cliente leve uma má impressão da empresa causada por algum tipo de insatisfação. “A qualidade é essencial na prestação do serviço e no desenvolvimento de negócios. É o que faz o cliente ter um caso de amor com seu escritório”, destacou. Por fim, Taís enfatizou que a qualidade é fundamental para a sobrevivência do escritório de advogacia.

O segundo palestrante da noite foi o pelotense Cláudio Gastal, atual diretor executivo da ONG Parceiros Voluntários. Ele atua principalmente nos temas Sistemas de Informação, Planejamento Estratégico, Sistemas de Informação em Saúde. O tema apresentado por Gastal foi O papel da advocacia para a competitividade de um País. Ele destacou a necessidade de se ter a clareza do objetivo que se quer alcançar e a gestão é a principal saída para isso atualmente no mundo. Segundo ele, cada vez mais a sociedade moderna necessita de tecnologias de informção que levam a um novo tipo de relação, no entanto, abre uma janela para a imprevisibilidade. “A velocidade com que as coisas acontecem é altamente preocupante”, disse. A gestão, de acordo com ele, é a única maneira de dar liberdade às alternâncias no meio certo. O Brasil ainda está muito preso e precisa melhorar a eficácia em gestão, em especial no meio jurídico.

Na segunda noite do evento foram debatidos os temas Como o processo eletrônico vai impactar o novo modelo de negócio na advocacia, com o advogado de Belo Horizonte, Alexandre Atheniense, e As vantagens da aplicação do isso para escritórios de advocacia, com o advogado Gustavo Rocha, de Porto Alegre. Em sua apresentação, Atheniense destacou a importância da digitalização e da desmaterialização do papel que naturalmente está começando a ocorrer no meio jurídico. Segundo ele, hoje existem 85 milhões de processos na justiça brasileira e apenas 4% está digitalizado. Uma das principais dificuldades e demora para essa mudança, na opinião do advogado, é o orçamento de cada Tribunal e da definição que cada presidente considera prioritária.

O importante, na opinião do advogado é “nos desprendermos dos velhos hábitos e aprender a lidar com novas práticas”. Há cinco anos existe no Brasil uma legislação que permite isso, disse. Em 19 de dezembro de 2006, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei do Processo Eletrônico, mas ainda existem nos cartórios milhares de processos empilhados. “Estamos num momento de transição e não tenho dúvidas que em seguida isso vai mudar”, ressaltou. Após a palestra, Atheniense autografou o livro de sua autoria, Comentários à Lei 11.419/06 e as Práticas Processuais por Meio Eletrônico nos Tribunais Brasileiros.

O segundo palestrante da noite, o advogado Gustavo Rocha, falou sobre As vantagens da aplicação do ISO para escritórios de advocacia. Mencionou a necessidade de cumprimento do controle de tarefas, saber gereciar o controle interno para se obter respostas dos clientes, monitorá-los através de pesquisas, saber se o escritório está preparado para receber o cliente, controlar as tarefas internas e criar índices para a análise e gestão. “Com planejamento, os resultados são mais eficientes”, frisou.

O evento tee como patrocinadores Tevah, Cartório 3º Tabelionato, Soarte e Novaprolink e contou com o apoio dos Diretórios Acadêmicos (DAs) das universidades Católica e Federal e Pelotas (UCPel e UFPel), além da Faculdade Anhaguera, Yes Propaganda, Oito Assessoria em Jornalismo e Relações Públicas, Diário Popular, Diário da Manhã, Ecosul, Expresso Embaixador, UFPel, Livraria São José.

OAB - Subseção Pelotas

Rua Osvaldo Aranha, 71 - Pelotas-RS

CEP 96075-170

Ouvidoria

ouvidoria@oabpelotas.org.br

Secretaria

pelotas@oabrs.org.br

(53) 3222-3218
Desenvolvido por Jeferson Sigales