Cerca de 200 pessoas participaram do jantar de confraternização de encerramento da Semana do Advogado da Subseção Pelotas, na noite desta sexta-feira, nos salões do Tourist Executive Hotel. A Semana, realizada entre os dias 10 e 12 de agosto, foi denominada IV Congresso Pelotense de Advogados. Durante as três noites do evento palestrantes de renome no meio jurídico palestraram sobre temas atuais no Salão de Atos da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
No dia 6, os advogados contaram também com os serviços da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS) que, com sua ambulância, veio a Pelotas oferecer, gratuitamente, aos advogados exames de colesterol, glicose e medição de pressão arterial.
Durante a festa da noite de sexta-feira, no Tourist Executive Hotel, foram feitas homenagens a ex-presidentes da Subseção, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Ordem e à classe. Foram esses profissionais que, com dedicação e amor à advocacia, ajudaram a construir a história da Subseção Pelotas, fazendo dela uma entidade respeitada e valorizada, destacou o protocolo.
Foi outorgada a Medalha Leonardo Macedônia, homenagem criada em 2008, pelo atual presidente da Seccional, Cláudio Lamachia, para valorizar a atuação da OAB no interior do Estado. Leonardo Macedônia foi o primeiro presidente da OAB no Rio Grande do Sul e do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul. A distinção foi entregue aos advogados ex-presidentes Rubens Bellora e Gabriel Castro da Motta, ambos impossibilitados de comparecer à festa, mas representados pela secretária-geral da Subseção Pelotas, Maria Helena Dias Michelon.
Aos já falecidos, o título foi entregue aos familiares de Alcides Torres Diniz, Antônio Carlos Veiras Martins, Bruno de Mendonça Lima, Domingos Rosa de Oliveira, Fernando Gomes da Silva, Joaquim Duval, Joaquim Luiz Osório, José Francisco Dias da Costa, Ned Bento Fernandes e Tancredo do Amaral Braga. Durante o cerimonial foi mencionado ainda que no ano de 2008, quando o Colégio de Presidentes foi realizado em Pelotas, receberam a Medalha aos ex-presidentes: José Gilberto da Cunha Gastal, Alexandre Fernandes Gastal, José Carlos Pereira Almeida, Celso Luiz Afonso Haical, José Luiz Ronhelt e Fábio Scherer de Moura.
Em breve discurso o presidente da Subseção Pelotas, Marco Aurélio Romeu Fernandes, destacou que o evento foi um momento de rememorar e consolidar a história da Ordem construída por cada um desses colegas, dos ali presentes e dos demais inscritos na entidade. Em nome do Seccional, o vice-presidente, Jorge Fernando Estevão Maciel, que representou o presidente Cláudio Lamachia, disse que uma das marcas da atual gestão é sempre participar dos eventos do interior, a fim de demonstrar a integração. Não há distância entre nós, da capital e os advogados do interior. É com grande satisfação e honra que trabalhamos pela ética, pela advocacia e pela cidadania, finalizou.
Faça seu cadastro e mantenha-se informado com as novidades da OAB Pelotas.
ouvidoria@oabpelotas.org.br
pelotas@oabrs.org.br